Honda Goldwing Forum banner
Status
Not open for further replies.
41 - 60 of 64 Posts
Eu tive 5 Wings e minha DCT non-tour 2022 é a primeira DCT. Se você quiser mudar de marcha, faça isso. A dct permite que você ande no modo automático ou manual. Eu estava pronto para mudar para uma sport-tourer até que andei na DCT non-tour no modo sport. Se eu estivesse projetando uma moto só para mim, seria mais ou menos isso que eu faria. Eu também gostava de trocar as marchas das minhas motos, mas agora, se estou no trânsito, não preciso segurar a embreagem esperando o sinal mudar e se estou acelerando, estou fugindo de vocês que estão trocando as marchas. Meu C8 Corvette é DCT, Porsche 911 é DCT. Os caras da velocidade sabem….

A principal desvantagem reside na baixa velocidade de manobra em todas as motos. Eu nunca realmente me acostumei com a ideia de usar o freio traseiro como um modulador.
Isso é você, não a moto.

Eu treinei para fazer manobras em baixa velocidade com malabarismos com o freio traseiro, a embreagem e o acelerador. Com o DCT, é fácil encontrar o ponto ideal onde o acelerador está logo acima da marcha lenta e a embreagem engatada, e então usar o freio traseiro para controlar a velocidade. Nem sequer mova o acelerador, a não ser para aumentar a rotação do motor acima da marcha lenta.

Não tenho certeza se o DCT seria uma boa opção para você se você fizer esse tipo de manobra. Com manobras lentas, você constantemente aciona a embreagem junto com o uso dos freios para manter o torque na linha de transmissão. O DCT nessas condições pode causar falha prematura do pacote de embreagem DCT. Houve alguma discussão em alguns fóruns sobre como essa pilotagem lenta extensa causou essa falha prematura. Antes de entrar em um DCT, eu usaria cautela neste caso.

O único caso que ouvi falar foi de um cara que praticava extensivamente fazendo manobras em baixa velocidade. Seu pacote de embreagem falhou e ele conseguiu consertá-lo/substituí-lo sob garantia. Quando aconteceu pela segunda vez, sua reclamação foi negada por abusar da moto, realizando manobras excessivas de baixa velocidade a longo prazo. As embreagens são um item consumível na transmissão, assim como as pastilhas de freio no seu sistema de freio. Portanto, o pacote de embreagem nessa situação, a garantia não será honrada devido ao abuso. Tenha cuidado com o que você diz ao responsável pelo serviço. Acredito que para trocar o pacote de embreagem nesta moto, todo o motor e a transmissão devem ser retirados da moto antes que a transmissão possa ser separada para realizar o reparo. Um processo bastante caro e demorado.

Eu sou um ex-piloto da Drill Team e sou muito confortável e bom com a pilotagem em baixa velocidade. Posso ver como o DCT seria um grande ajuste, mas essa opção é muito intrigante. Tenho um ou dois meses para decidir o que fazer. Alguém aqui faz manobras em baixa velocidade ou trabalho de equipe de perfuração em seu DCT Goldwing?
É fácil fazer manobras em baixa velocidade com o DCT, apenas um toque no acelerador para manter o motor um pouco acima da marcha lenta e a embreagem engatada, e acionar o freio traseiro.

A coisa ruim com o DCT é que, se você fizer muitas manobras em baixa velocidade, provavelmente vai queimar as embreagens. Eu não compraria um DCT para correr nos cones.

Comprei uma GW 2023 e viajei por 2 estados para comprá-la porque não consegui uma mudança manual localmente. Eu dirigi a DCT e provavelmente poderia me acostumar a não mudar, mas acho que sentiria falta! Falei com várias pessoas da DCT e todas adoram. Acho que sou apenas "Old School"??
Ando de moto há 55 anos e não sinto falta de mudar de marcha nem um pouco. Lembre-se, você pode mudar de marcha manualmente com os interruptores da mão esquerda. Coloque-o também em manual e mude de marcha manualmente com os dedos. Eu uso o meu em manual em estradas sinuosas ou montanhas.

Olá pessoal,
Escolhi para vocês uma DTC 2024 no ano passado e nunca mais voltarei ao manual. É muito mais relaxante e você pode se concentrar mais na pilotagem real e na prevenção de riscos. Essas novas transmissões DCT se adaptam ao seu estilo de pilotagem e trocam de marcha de forma apropriada. Não me arrependo nem um pouco. A função de andar é alucinante, torna as manobras em espaços apertados ridiculamente fáceis.

Faça um test drive, você vai levá-la para casa..
É disso que eu tenho medo! Minha linda esposa me ama, mas ela me daria um sermão se outra asa voltasse para casa comigo, rsrs.

• Like
Reactions: dsurley
Save
Estou a lutar com a mesma decisão. Atualmente, estou a andar numa Harley Ultra Limited e tenho estado nos últimos 12 anos. Quero atualizar para uma moto mais recente e estou a dar uma olhada muito séria na Goldwing. No entanto, estou a tentar decidir DCT ou Auto. Sou um antigo piloto da Drill Team e estou muito confortável e bom com a condução em baixa velocidade. Consigo ver como o DCT seria um grande ajuste, mas essa opção é muito intrigante. Tenho um mês ou dois para decidir o que vou fazer. Alguém aqui faz manobras de baixa velocidade ou trabalho de equipa de demonstração na sua DCT Goldwing?
. Se estiver a fazer trabalho de equipa de demonstração e prática de baixa velocidade, eu ficaria com o manual. Na minha opinião. Pode fazer demonstrações em ambos. No entanto, pode controlar as embraiagens escorregadias mais facilmente com o manual. O DCT irá eletronicamente escorregar as embraiagens também, mas fazer isto constantemente a uma velocidade mais lenta pode queimar as embraiagens mais rapidamente. A embraiagem manual é diferente da DCT, pois o manual só tem um bloco de embraiagem. O DCT tem dois. Outro piloto já passou por isto duas vezes. O DCT é melhor para queimar o asfalto, não para desfilar num parque de estacionamento…🔥🙈🤪

Já tive 2 Goldwings, adoro-as. Tentando obter feedback sobre DCT ou não DCT. Sou um grande fã de mudanças e parece-me um conceito estranho considerar um automático

Qualquer feedback com experiência é bem-vindo
A minha GW é manual (2021), mas também tenho uma Hayabusa 2025 que tem um "A Hayabusa tem a versão mais recente da embraiagem Suzuki Clutch Assist System (SCAS) que oferece uma tração da alavanca da embraiagem mais leve do que nunca. O SCAS serve como um sistema de limitação de torque reverso para reduções suaves, ao mesmo tempo que aumenta a tensão da placa durante a aceleração para garantir que a potência do motor seja efetivamente transmitida para a roda traseira.
A transmissão de seis velocidades, de relação fechada e engrenamento constante da Hayabusa pode ser trocada de forma convencional ou com o sistema de troca rápida bidirecional, permitindo que o piloto selecione trocas de estilo de corrida, convencionais ou casuais sem embreagem."
Eu sempre vou querer ser capaz de mudar manualmente. Não compraria uma moto apenas com mudança automática, mas como costumo andar várias centenas de quilómetros num dia (máximo em 20 horas 657), a mudança sem embraiagem da Suzuki é por vezes utilizada.

Não tenho certeza se o DCT seria adequado para você se você fizer esse tipo de manobra. Com manobras lentas, você constantemente aciona a embreagem junto com o uso dos freios para manter o torque na linha de transmissão. O DCT nessas condições pode causar falha prematura do pacote de embreagem DCT. Houve alguma discussão em alguns fóruns sobre como essa pilotagem lenta e extensa causou essa falha prematura. Antes de entrar em um DCT, eu usaria cautela neste caso.

SCovelli, obrigado por compartilhar isso! Muito interessante! Eu não faço mais trabalho de equipe de demonstração, mas dou uma aula de habilidades para o meu clube algumas vezes por ano e isso envolve exercícios em baixa velocidade. Com certeza vou ter isso em mente. Talvez eu pudesse colocá-lo no modo de andar para frente e fazer meus passeios em baixa velocidade. LOL!

Mudar de marcha é divertido… até você estar no trânsito para e anda na rodovia em agosto!

Já tive 2 Goldwings, adoro-as. Tentando obter feedback sobre DCT ou não DCT. Sou um grande fã de mudanças e parece-me um conceito estranho considerar um automático

Qualquer feedback com experiência é bem-vindo
Cresci em motos de terra, depois adicionei motos de rua, Honda, Suzuki, Harley e Goldwing. Sim, eu achava que mudar de marcha era legal, a moto de um homem de verdade sempre teria uma embreagem. Besteira. Tenho uma 22 DCT, não a trocaria por uma embreagem se me dessem a moto nova de graça. Não consigo (depois de 27 mil km na moto) apresentar 1 única razão ou vantagem de uma manual, nem uma. Se você gosta de mudar, se isso é o seu forte, então coloque no modo manual e mude à vontade. Quando estiver a "fazer turismo", não consigo mais imaginar uma embreagem. Se você andar forte e quiser fazer a cauda do dragão com sua GoPro, coloque-a no modo esportivo, ela literalmente aprenderá a mudar para cima ou para baixo quando você quiser, ou mude você mesmo. O DCT é o melhor dos dois mundos. Há momentos em que, subindo uma colina no modo tour, a transmissão não reduz a marcha quando quero mais potência, então eu apenas aperto o botão de redução para obter as rotações que quero. Ao ultrapassar, o DCT reduzirá a marcha e, se você estiver forçando, ele manterá a marcha por mais tempo se sentir que você está andando mais forte. Nunca tive um problema como vi os detratores do DCT postarem sobre manobras em baixa velocidade, o modo esportivo resolve isso. O que é divertido em contar marchas, reduzir para voltar para a primeira em um semáforo ou em um cruzamento movimentado. Há questões mais importantes para se preocupar do que se você colocou na primeira marcha. Quando quero ir, eu acelero e ele vai toda vez. Novamente, se você quiser jogar o jogo de mudança, pode fazê-lo, mas se quiser ter uma coisa a menos para manipular e uma distração a menos para se preocupar, então vá de DCT.

Como você, eu adoro mudar. Eu não consideraria um DCT em uma moto tão grande e pesada. Eu sou muito pequeno para confiar na transmissão para fazer o que eu quero que ela faça quando eu posso controlar as coisas sozinho com a embreagem.
Uau. Eu senti o mesmo. TENTE, VOCÊ VAI GOSTAR. Leva cerca de 2 ou 3 passeios. O modo esportivo é incrivelmente divertido. Coloque no manual e você está pronto para ir. Não julgue antes.

Eu cresci com motos de terra, depois adicionei motos de rua, Honda, Suzuki, Harley e Goldwing. Sim, eu achava que trocar marchas era legal, a moto de um homem de verdade sempre teria uma embreagem. Bobagem. Eu tenho uma 22 DCT, eu não a trocaria por uma embreagem se me dessem a moto nova de graça. Eu não consigo (depois de 27 mil km na moto) apresentar 1 única razão ou vantagem de uma manual, nem uma. Se você gosta de trocar marchas, se essa é a sua praia, então coloque no modo manual e troque à vontade. Quando estiver “turistando”, não consigo mais imaginar uma embreagem. Se você anda forte e quer fazer a cauda do dragão com sua GoPro, então coloque no modo esportivo, ele literalmente aprenderá a subir ou descer as marchas quando você quiser, ou troque você mesmo. O DCT é o melhor dos dois mundos. Há momentos em que, subindo uma colina no modo turismo, a transmissão não reduzirá a marcha quando eu quiser mais potência, então eu apenas aperto o botão de redução para obter as rotações que eu quero. Ao ultrapassar, o DCT reduzirá a marcha e, se você estiver forçando, ele manterá a marcha por mais tempo se sentir que você está andando mais forte. Nunca tive um problema como vi os detratores do DCT postarem sobre manobras em baixa velocidade, o modo esportivo resolve isso. O que há de divertido em contar marchas, reduzir para voltar para a primeira em um sinal ou cruzamento movimentado? Há questões mais importantes para se preocupar do que se você colocou na primeira marcha. Quando eu quero ir, eu acelero e ele vai toda vez. Novamente, se você quiser jogar o jogo de troca de marchas, pode, mas se você quiser uma coisa a menos para manipular e uma distração a menos para se preocupar, então vá de DCT.
Ótimo comentário de docsbw!

No entanto, estou no lado oposto do pêndulo de docsbw, ou seja, DCT versus manual. Eu não teria um DCT se me dessem! Eu comprei uma manual nova em junho de 2024. Eu amo, 20.000 milhas em cinco meses! Guarde para o inverno! Como eu disse antes, para mim, parte do romance de andar de moto é embreagem/troca de marchas.

Então, aproveite seu DCT enquanto eu aproveito minha manual! Saúde!

O único caso que ouvi falar foi de um sujeito que praticava extensivamente manobras em baixa velocidade. Seu pacote de embreagem pifou e ele conseguiu consertá-lo/substituí-lo sob garantia. Quando aconteceu pela segunda vez, sua reclamação foi negada por abusar da moto, realizando manobras excessivas em baixa velocidade a longo prazo. As embreagens são um item consumível na transmissão, assim como as pastilhas de freio no seu sistema de freio. Portanto, a embreagem nessa situação, a garantia não será honrada devido ao abuso. Tenha cuidado com o que você diz ao responsável pelo serviço. Acredito que para trocar o pacote de embreagem nesta moto, todo o motor e a transmissão devem ser retirados da moto antes que a transmissão possa ser separada para realizar o reparo. Um processo bastante caro e demorado.
Uau, essa é a primeira vez que ouço falar de uma embreagem Goldwing realmente pifando. Eu me pergunto se esse motociclista não estava usando uma marcha muito alta, fazendo com que ele tivesse que patinar a embreagem mais do que o necessário.
Tenho um amigo em uma concessionária local que faz todo o trabalho em Wing. Um dia, perguntei a ele se era difícil trocar um pacote de embreagem. Sua resposta foi clássica. Ele disse: "Eu não sei. Em vinte anos, nunca precisei trocar um."
Eu também passo muito tempo fazendo manobras em baixa velocidade e, por meio dos dois GL1200 e dois GL1500, nunca fiz a embreagem sequer hesitar em engatar.

Lembre-se que estamos falando de transmissões DCT aqui, não de sistemas de alavanca manual. Eles são um animal completamente diferente quando se trata de operação, especificamente quando se trata da embreagem.

Eu cresci com motos de terra, depois adicionei motos de rua, Honda, Suzuki, Harley e Goldwing. Sim, eu achava que trocar de marcha era legal, a moto de um homem de verdade sempre teria uma embreagem. Besteira. Eu tenho uma 22 DCT e não a trocaria por uma embreagem, mesmo que me dessem a moto nova de graça. Eu não consigo (depois de 27 mil km na moto) apresentar 1 única razão ou vantagem de uma manual, nem uma. Se você gosta de trocar de marcha, se essa é a sua praia, então coloque no modo manual e troque à vontade. Quando estiver "turistando", não consigo mais imaginar uma embreagem. Se você andar forte e quiser fazer a cauda do dragão com sua GoPro, então coloque no modo esportivo, ele literalmente aprenderá a subir ou descer as marchas quando você quiser, ou troque você mesmo. O DCT é o melhor dos dois mundos. Há momentos em que, subindo uma colina no modo tour, a transmissão não reduzirá a marcha quando eu quiser mais potência, então eu apenas aperto o botão de redução para obter as rotações que eu quero. Ao ultrapassar, o DCT reduzirá a marcha e, se você estiver forçando, ele manterá a marcha por mais tempo se sentir que você está andando mais forte. Nunca tive um problema como vi os detratores do DCT postarem sobre manobras em baixa velocidade, o modo esportivo resolve isso. O que há de divertido em contar marchas, reduzir para voltar para a primeira em um sinal ou cruzamento movimentado. Há questões mais importantes para se preocupar do que se você conseguiu colocar na primeira marcha. Quando eu quero ir, eu acelero e ele vai toda vez. Novamente, se você quiser jogar o jogo de troca de marchas, pode, mas se quiser ter uma coisa a menos para manipular e uma distração a menos para se preocupar, então vá de DCT.
Sim, tudo o que ele disse!

Meu conselho é andar em ambos. Depois de longos passeios nos dct's dos amigos, comprei um e me pergunto por que demorei tanto para tomar essa decisão. A única coisa, e quero dizer a única coisa, que não gosto no dct é a qualidade do freio de estacionamento. É muito importante estacionar para que a moto não role de forma alguma. O freio de estacionamento deveria envergonhar a Honda. Esta é a minha 5ª Wing e, de longe, a melhor em todos os sentidos.
Coloque a moto em um cavalete central para que a roda traseira possa girar livremente e ajuste o freio de estacionamento na roda traseira. . Simples de fazer e
precisa fazer isso mais ou menos na metade entre as trocas de óleo.

41 - 60 of 64 Posts
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.