Eu cresci com motos de terra, depois adicionei motos de rua, Honda, Suzuki, Harley e Goldwing. Sim, eu achava que trocar de marcha era legal, a moto de um homem de verdade sempre teria uma embreagem. Besteira. Eu tenho uma 22 DCT e não a trocaria por uma embreagem, mesmo que me dessem a moto nova de graça. Eu não consigo (depois de 27 mil km na moto) apresentar 1 única razão ou vantagem de uma manual, nem uma. Se você gosta de trocar de marcha, se essa é a sua praia, então coloque no modo manual e troque à vontade. Quando estiver "turistando", não consigo mais imaginar uma embreagem. Se você andar forte e quiser fazer a cauda do dragão com sua GoPro, então coloque no modo esportivo, ele literalmente aprenderá a subir ou descer as marchas quando você quiser, ou troque você mesmo. O DCT é o melhor dos dois mundos. Há momentos em que, subindo uma colina no modo tour, a transmissão não reduzirá a marcha quando eu quiser mais potência, então eu apenas aperto o botão de redução para obter as rotações que eu quero. Ao ultrapassar, o DCT reduzirá a marcha e, se você estiver forçando, ele manterá a marcha por mais tempo se sentir que você está andando mais forte. Nunca tive um problema como vi os detratores do DCT postarem sobre manobras em baixa velocidade, o modo esportivo resolve isso. O que há de divertido em contar marchas, reduzir para voltar para a primeira em um sinal ou cruzamento movimentado. Há questões mais importantes para se preocupar do que se você conseguiu colocar na primeira marcha. Quando eu quero ir, eu acelero e ele vai toda vez. Novamente, se você quiser jogar o jogo de troca de marchas, pode, mas se quiser ter uma coisa a menos para manipular e uma distração a menos para se preocupar, então vá de DCT.